4 impactos dos conflitos mal administrados

Equipes de alta performance são aquelas que resolvem os conflitos adequadamente de forma a colocarem a sua energia na construção e não em atritos.

Uma boa comunicação é elemento fundamental para que os conflitos não se formem ou, uma vez formados, tenham uma solução positiva e construtiva.

A seguir descrevemos quatro impactos que a organização sofre por não saber administrar os seus conflitos:

1. Demissões

50% das demissões estão relacionadas com conflitos. Conflitos crônicos e não resolvidos são responsáveis por 90% das demissões voluntárias. O comprometimento dos funcionários decai quando os conflitos internos não são resolvidos. Se os conflitos destrutivos se estenderem por muito tempo, os funcionários tendem a deixar a empresa ou a gastar um tempo precioso buscando alternativas.

2. Turnover

Quanto mais conflitos uma organização tem, maior é o seu turnover. O custo do turnover, por funcionário, foi calculdado entre 76% a 150% de seu salário anual.

3. Produtividade

Uma perda de produtividade de 25%, relacionada com o tempo gasto em discussões e disputas, reduz uma semana de 40 horas para menos de 20 horas.

Executivos seniores de empresas da Fortune 500 gastam 20% de seu tempo em litígios e outras atividades relacionadas a isso. Gerentes usam 42% de seu tempo lidando com conflitos no ambiente de trabalho.

4. Prejuízos

Há relação direta entre a prevalência de conflitos e os prejuízos resultantes de roubos e de danos causados aos equipamentos da empresa. Quanto maior for a incidência de conflitos, maior será a raiva e a frustração dos funcionários e, consequentemente, maior será a ocorrência de furtos e danos registrados pela organização.

Aprender a lidar com conflitos faz parte do processo de amadurecimento e crescimento de indivíduos e equipes.

Para aumentar a competência em comunicação interpessoal e solução de conflitos, a ybr coaching desenvolveu o dia.log – comunicação total. O dia.log é um treinamento presencial com oito horas de duração que aborda importantes aspectos e técnicas, incluindo auto-avaliações da forma como a pessoa está se comunicando e planos de melhoria da comunicação.

Informe-se das condições para participar do dia.log na sua empresa ou individualmente enviando um email para dia.log@ybr-coaching.com

Fontes: SBCoaching; The Dana Measure of financial Cost of Organizational Conflict Research; MGH Consulting – Measuring Conflict Research; Cramby River Consultants – Cost of Conflict Research.

 

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *