alpha assessment

O termo macho alpha vem do mundo animal, e indica o indivíduo que se destaca por sua força e habilidade e que por isso exerce um domínio natural sobre os demais. Kate Ludeman e Eddie Erlandson, presidente e vice-presidente da Worth Ethic Corporation, estudaram por cinco anos o perfil e as peculiaridades desse macho alpha, e a partir daí passaram a usar a palavra alpha em referência às pessoas cuja personalidade transmite poder e autoridade, e que por possuírem determinadas características tendem a assumir um papel dominante em situações sociais ou profissionais.

A importância de se estudar esse perfil encontra-se no fato de que quando estão em equilíbrio e em pleno comando de suas forças, os alpha são estimados pelos colegas, venerados pelos funcionários e admirados pelos seus pares. Porém, quando utilizam seus excepcionais pontos fortes de forma inadequada, são capazes de produzir efeitos catastróficos, causando grandes prejuízos à sua carreira e à empresa.

Existem características específicas que indicam que um indivíduo é alpha. Pessoas que não possuem essas características também podem ser grandes líderes, mas têm uma abordagem diferente e são denominados beta.

  • alpha

    pontos fortes orientação a resultados, senso de urgência e assertividade
    riscos altamente competitivo, impaciente, hostil e agressivo

  • beta

    pontos fortes discreto ao buscar resultados, diplomático, prudente em relação aos riscos
    riscos passivo demais, não se posiciona, paralisia pelo medo

O Alpha Assessment foi desenvolvido por Kate Ludeman e Eddie Erlandson com o objetivo de alavancar os pontos fortes e minimizar os riscos do alpha. A ferramenta também é útil para que as pessoas em geral aprendam a trabalhar com os alphas de modo mais eficaz. Além disso, é possível identificar o tipo alpha predominante no indivíduo (comandante, visionário, estrategista ou executor). O Alpha Assessment identifica as abordagens para exercer influência e produzir impacto.

O processo se inicia com o preenchimento de um formulário eletrônico encaminhado para o email do cliente. Uma vez respondido, automaticamente é gerado um relatório para o coachee e para o coach. Então o coach efetua a devolutiva do resultado em uma sessão que dura de 2 a 3 horas. A partir daí, o coach discutirá com o coachee o plano de ação a ser implementado, que pode incluir ou não um programa completo de coaching.

estilos alpha

alpha comandante motivador, conduz ao desempenho

alpha visionário criativo, direcionado para o futuro

alpha estrategista sistemático, orientado pela informação

alpha executor disciplinado, habilidoso, detalhista

A ybr coaching foi certificada pela Sociedade Brasileira de Coaching a aplicar e dar a devolutiva do Alpha Assessment oferecido pela Worth Ethic Corporation.
Solicite o seu alpha assessment pelo email alpha@ybr-coaching.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *