Exerça autoridade sobre você mesmo

O título deste post é uma frase de Timothy Gallwey, precursor do coaching, que fala sobre a necessidade de assumirmos o controle sobre as nossas decisões. Não devemos deixar que outras vontades – sejam elas de pessoas ou das crenças qe nos foram impostas ou formadas ao longo do tempo ­– controlem nossa vida.

Para o processo de coaching, “exercer a autoridade sobre si mesmo” tem mais dimensões: também passa pelo reconhecimento da nossa responsabilidade pelos resultados que temos obtido na vida e pela necessidade de se comprometer com o processo de mudança para melhorar esses resultados.

É muito comum se colocar no papel de vítima, justificando seus resultados em função da ação de outras pessoas – do pai, da mãe, do chefe, do cônjuge, do filho, dos amigos, dos colegas, enfim, qualquer um que esteja (ou não) disponível.

O problema é que, quando se coloca nessa posição, a pessoa se esquece de que estar submetida à vontade dos outros é uma decisão que cabe a ela. E essa escolha pode ser mais fácil ou mais difícil. Com certeza é mais fácil tomar a sua decisão se o outro for um amigo do que se for uma mãe controladora. E aí reside o grande segredo da transformação: saber e assumir que a decisão pela mudança está na sua mão, mesmo que seja difícil.

Ouvi outro dia de um interessado no processo de coaching que ele estava disposto a fazer as mudanças necessárias na sua vida, mas que as pessoas com quem ele trabalhava precisavam mudar também. Depois da nossa primeira conversa, ficou claro que ele não estava disposto a exercer essa autoridade sobre si mesmo, e então vieram as mais diversas desculpas para não iniciar o processo: falta de dinheiro, de tempo etc.

Ora, não está ao nosso alcance mudar o outro. Só podemos mudar aquilo que podemos controlar, que somos nós mesmos. E acreditem: podemos controlar a nós mesmos. O coaching vai ajudá-lo a aprender a fazer isso. Mas antes de tudo, é preciso assumir essa responsabilidade.

E você, está pronto para assumir a responsabilidade sobre o seu processo de mudança? Mande suas questões para duvida@ybr-coaching.com e vamos conversar.

Posted in:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *