Há quem ache que o coaching é uma simples conversa, autoajuda ou, ainda, terapia. Outros acreditam que o coach é um conselheiro pessoal, um mentor. A confusão é geral.
Antes de mais nada, o coaching é um processo. Então tem começo, meio e fim. E acima de tudo tem um objetivo, que é aumentar o nível de resultados positivos de indivíduos, times ou empresas. Ele também não tem uma forma livre, como uma conversa casual; possui uma série de técnicas e ferramentas de eficácia comprovada. E, mais importante, é uma parceria entre um profissional habilitado (o coach) e o cliente (coachee), o que significa que o resultado depende dos dois.
Isso tudo faz com que o coaching seja uma abordagem sistêmica de mudança, aprendizado e aumento de resultados.
Você sabia que o cubo mágico, o famoso quebra-cabeça tridimensional, tem um método (na verdade mais de um) para solução? Você pode ficar girando os lados infinitamente e nunca resolvê-lo, mas com a utilização do método o resultado é alcançado rapidamente, sem perda desnecessária de energia e tempo. Assim é o coaching: obtenção de resultados de forma mais rápida com a aplicação de método.
Por isso o coaching requer um profissional capacitado para conduzi-lo. Até porque, diferentemente do cubo mágico, os problemas a serem resolvidos na vida são específicos de cada um.
O processo de coaching possui duas características importantes na sua condução: a repetição necessária ao processo de mudança e a intensidade requerida para promover resultados efetivos.
Com isso, o coaching proporciona o desenvolvimento de competências, o aumento de performance, a conquista de resultados, o aumento da satisfação e o aumento da felicidade.
Você gostaria de obter resultados diferentes em algum aspecto da sua vida? O que você gostaria de mudar? Mande sua questão para nós: duvida@ybr-coaching.com.